sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Casa Glass (Os Vampiros de Morganville #1) – Rachel Caine

Casa Glass é o primeiro livro da série chamada de Os Vampiros de Morganville, criada pela autora americana Rachel Caine. Atualmente a série possui 10 livros publicados nos Estados Unidos, sendo o 11º previsto para novembro de 2011 e o 12º para maio de 2012. No Brasil os dois primeiros livros da série foram publicados pela Editora Underworld.

A vida de Claire Danvers é marcada por sua inteligência. Sempre recebia olhares tortos por pessoas que ridicularizavam seu conhecimento. Mas tudo estava prestes a mudar quando aos 16 anos se formou no colegial e foi aceita em ótimas universidades, onde seu Q.I. seria respeitado e valorizado. Mas Yale, Caltech e MIT não agradaram muito seus pais, que as acharam distantes demais. Sendo assim, Claire vai estudar em um lugar mais próximo de casa, na Universidade Texas Prairie (TPU), na cidade de Morganville. Claire não fica muito feliz em ter de estudar na TPU, e certos alunos da universidade também não ficam muito felizes com Claire. A inteligência de Claire ofende as pessoas erradas na cidade errada. Após sofrer um “pequeno acidente” e ser jurada de morte, Claire sai do dormitório da universidade e vai morar na Casa Glass, onde conhece o misterioso Michael Glass, a gótica Eve Rosser e o engraçado Shane Collins. Mas apenas se mudar não fará com que as pessoas a esqueçam, e ela continua correndo perigo, ainda mais em uma cidade controlada por vampiros.

O livro é divertido e o final é realmente crítico. Dá aquela vontade de ir correndo pegar a continuação pra saber logo como vão se desenrolar os acontecimentos. Mas, ainda assim, sinto dificuldades em dizer o que achei do livro. Os personagens Michael, Eve e Shane são ótimos, mas a Claire é um tanto imatura. Certo, eu dou um desconto, ela tem apenas 16 anos, mas os momentos “girlies” dela me irritaram um pouco. Não gosto muito de personagens que ficam comentando “Oh-meu-Deus-ele-é-gato-demais-me-agarra!”. Mas algo que gostei foi a autora ter saído do óbvio, do clichê, em questão ao romance da história.
Faltou um pouco de desenvolvimento na história. A maior parte do livro ficou naquilo de “Tenho que fugir dos vampiros e das meninas malvadas” e só, mas o final foi realmente empolgante e ao julgar pelo sucesso que a história fez no exterior, acredito que os próximos livros continuem com essa empolgação.
Casa Glass foi o primeiro livro da Editora Underworld que eu li.  As artes das capas da editora são sempre interessantes, e esse livro não é diferente. A qualidade do livro fisicamente falando é como qualquer outro livro. Brochura, abas laterais e etc, mas quanto ao conteúdo em si a editora precisa ser mais cuidadosa. O livro tem alguns erros críticos para o entendimento do leitor. Principalmente falta de travessão. Por várias vezes precisei ler mais de uma vez alguns trechos que não tinham delimitação de onde começava ou terminava a fala do personagem. E digo que a editora precisa ser mais cuidadosa não só porque incomoda e confunde os leitores, mas também porque já vi relatos de várias pessoas reclamando da revisão de diversos livros da Underworld.
Como estou tentando não ler livros de séries um atrás do outro. Geralmente leio todos seguidos e no final acabo já nem mais lembrando o que li nem em qual livro li, então vou esperar um pouco para ler o segundo. Mas mal posso esperar para descobrir o que acontece!

Classificação

Onde Comprar: Saraiva | Submarino

Um comentário:

  1. Quando leio séries de forma seguida também me confundo sobre o conteúdo de cada livro, é meio chato mesmo.

    Apesar da capa desse livro ser linda, nunca me senti atraída pela história ;s

    beijo!
    Brendalorrainy
    cataventodeideias.com

    ResponderExcluir