segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Artemis Fowl, o menino prodígio do crime - Eoin Colfer

O título desse livro é um tanto inusitado, mas logo descobrimos que a história em si também é inusitada. Escrito por Eoin Colfer, “Artemis Fowl, o menino prodígio do crime” é o primeiro de uma série de 7 livros (até então).
Artemis vem de uma longa linhagem de gênios da trapaça, e quando seu pai desaparece com parte da fortuna da família, o menino de apenas 12 anos se vê na obrigação de recuperar o dinheiro. Mas ele é um garoto esperto, um verdadeiro mestre do crime, e logo põe seu plano em prática. Artemis pretende roubar algo que muitos tentaram, mas ninguém conseguiu... Ainda. O garoto pretende roubar o ouro das fadas, e para isso roda o mundo atrás dessas criaturas lendárias, descobrindo seus segredos, costumes e artimanhas.

O livro é uma incrível aventura, repleto de táticas de defesa e ataque inteligentes, tanto do lado dos humanos quanto do lado do povo das fadas. Alguns combates acontecem, garantindo ação ao livro. Os seres fantásticos dão um “quê” totalmente diferente. São fadas, gnomos, centauros, trolls e outros seres que habitam as profundezas da terra, longe da vista dos humanos. O mundo das fadas traz algo totalmente novo. Não só aprendemos sobre as várias espécies, como também conhecemos armas incríveis, capacidades como invisibilidade e controle da mente, tecnologia de transporte os quais apenas podemos sonhar e etc.
É uma intrigante viagem acompanhar um garoto de apenas 12 anos fazendo uma movimentação tão grande que reflete nas vidas de um povo, um mundo inteiro, assim como é intrigante descobrir tal mundo inimaginável.

Não é o tipo de livro que me atrai. É infanto-juvenil, tem aspectos interessantes, mas eu tendo ir para o lado mais do romance e sobrenatural jovem-adulto/adulto. Mas para quem gosta dos infanto-juvenis com muita fantasia e aventura, esse é certamente um livro que vale a pena dar uma chance.

Deixo aqui também o site da série, que contém músicas, informações sobre a série, sobre o autor e etc. Lá você encontra também um decodificador do alfabeto gnomês. (Abaixo)
 
Outra parte incrível do livro são as inscrições no rodapé de cada página, que ao traduzirmos usando o decodificador realmente significa algo, e não símbolos escolhidos aleatoriamente.

Para quem quiser se divertir um pouco, deixo um desafio: Traduzir as inscrições da capa. (Clique na foto para ampliá-la)




Fotos:












Classificação

Onde comprar: Saraiva | Livraria da Travessa | Submarino

Um comentário:

  1. Boa resenha!
    Achei super diferente esse livro!
    Nunca tinha visto sequer a capa antes, e mesmo não gostando de mistura de elementos sobrenaturais fiquei curiosa com a historia.
    beijo,
    Brendalorrainy
    cataventodeideias.com

    ResponderExcluir