sábado, 17 de março de 2012

Enjoei do livro, e agora?



“Que livro chato! Que personagem chata! Que autor ruim! Não agüento mais isso!” [...] “Que bom que acabou! Não quero nunca mais ver esse livro na minha frente!” 

Não sei vocês, mas comigo enjoar de um livro é algo que acontece com freqüência. Tenho atualmente 14 livros não lidos em minha estante e na maioria das vezes eu fico parada em frente a ela pensando “Esse não quero ler agora, esse também não, nem esse...” E acabo escolhendo qualquer um, mais por obrigação do que por vontade.

A história do começo do post às vezes acontece não pelo livro ser ruim, mas por uma série de erros. Será que vocês também cometem alguns desses erros?

Erro #1: Comprar um livro que não sabia se iria querer ler. Comprar só pra completar coleção ou por que estava barato ou por que a capa era bonita e muita gente estava comprando esse livro. → Primeiro que muita gente comprar o livro não quer dizer que o livro seja bom. Afinal, se eles estão comprando é por que (provavelmente) ainda não o leram.

O que fazer?
Pesquise. Pesquise bastante antes de comprar um livro. Leia mais de uma resenha e não confie completamente nas sinopses criadas pelas editoras. O objetivo das editoras é vender os livros, e para isso elas às vezes acabam exagerando bastante... Como em alguns trailers por aí em que colocam TODAS as partes boas do filme em 1:30 min de  trailer, então você vai ao cinema e surpresa! O filme é chato e as melhores partes você viu em casa (e de graça...)
Não estou dizendo que todos os livros sejam assim, mas já vi alguns por aí em que a sinopse pouco tinha a ver com o livro.

                Erro #2: Então você compra um livro “por comprar” e começa a ler “por que tem que ler, já que comprou”. Na maioria dos casos essa situação vai dar errado. Pode acontecer de a história ser muito boa e você acabar gostando, mas o simples fato de você começar o livro “à contragosto” já vai influenciar a leitura. Ninguém gosta de fazer coisas que não quer. Eu, por exemplo, fico irritada, achando tudo muito chato. E por achar tudo chato acabo não lendo. O livro fica semanas parado no mesmo lugar, atrasando minhas leituras por que não sinto vontade de terminá-lo.

                Erro #3: Perceber que o livro não está legal, ficar enrolando (e sofrendo) até o livro acabar.

                               O que fazer?

É simples. Se não quer ler o livro então nem comece! Já começou, mas não quer terminar? Então guarde o livro na estante novamente e dê um tempo. Procure outro livro que agrade mais. Não insista. Ler deve ser uma coisa prazerosa, não aborrecimento. Às vezes só não estamos “com espírito” para ler sobre certo assunto.
Você deu uma pausa, leu outras coisas, se distraiu e voltou a ler o livro largado, mas continua achando o pobre coitado insuportável? Digo novamente: Não leia.
Você pode trocar o livro com alguém, seja pelo BookMooch, pelo Skoob, com amigos ou vizinhos ou qualquer outro lugar.
Você pode vender o livro online. Procure informações no site Estante Virtual. (Ou você pode vender o livro para alguém que estava te pedindo ele emprestado, quem sabe?)
Se não quiser vender você pode doar o livro. Seja para uma biblioteca ou para um conhecido. Se o livro estiver em um estado não muito bom é só avisar. “Ah, tenho o livro tal aqui em casa, mas não quero mais ele... Está meio acabadinho, mas você quer?” (Por favor, se resolver dar o livro de presente de aniversário para alguém se certifique de que o livro está em bom estado. Caso contrário, imagine só o pensamento do presenteado: “Ah, muito obrigada pelo presente obviamente usado que você me deu por que queria se livrar dele... Bom saber que nossa amizade tem o valor de um livro velho.” Não é muito agradável, é?


Se você tem alguma outra dica deixe-a nos comentários!

4 comentários:

  1. AMEI seu post!!! Quero indicar ele no Wednesday Rehab la do meu blog, que eh um programa para aqueles que compram mais do que leem (aqueles que tem 100, 150 livros nao lidos em casa).
    Posso??? Suas dicas foram excelentes!!!
    Volto aqui depois pra ver sua resposta.
    Obrigada!
    Livia
    www.wishingabook.com

    ResponderExcluir
  2. @Livia Oi, Livia! Muito obrigada! Estava pensando nesse post tinha um tempinho já e recentemenete fiquei parada em um livro chato e pensei "Pronto, é agora que tenho que escrever o post!" Bom saber que vai ser útil para outras pessoas também!

    Pode indicar sim, fique a vontade!
    Obrigada pela visita. ;]

    ResponderExcluir
  3. que post bacana!
    aconteceu comigo o item três, no último livro que li... não estava gostando mas continuei lendo pq não gosto de abandonar, sabe? =S Mas foi uma tortura...

    ResponderExcluir
  4. @Janaina Barreto Pois é, Janaina, também não gosto de abandonar os livros, mas cansei de ficar insistindo e insistindo... Como voce disse, é uma tortura mesmo. Da próxima vez tente se distrair com um outro livro e depois voltar para o anterior ;]

    ResponderExcluir