domingo, 18 de março de 2012

Dança das Garotas Mortas - Rachel Caine

Dança das Garotas Mortas é o segundo livro da série Os Vampiros de Morganville, escrita pela autora americana Rachel Caine.
Para entender melhor os personagens e a cidade de Morganville leia a resenha do primeiro livro (aqui). Não se preocupe, pois essa resenha não contém spoilers do livro anterior.

 Dança das Garotas Mortas começa exatamente onde paramos no livro anterior, então as coisas que nos deixam curiosos no finalzinho de Casa Glass logo se resolvem nas primeiras páginas do segundo livro. A partir daí Claire arruma mais um problema: uma gangue de motoqueiros caçadores de vampiros chega à cidade e pode atrapalhar (e muito) sua vida se for descoberta uma conexão entre os caçadores, Claire e seus amigos. Assassinato de vampiros não sai impune, não em Morganville, e a mínima ligação aos acontecimentos pode colocar a vida de alguém em perigo.

A Dança das Garotas Mortas me pareceu um pouco mais agitado que o primeiro livro. Continuo achando que a história tem um quê de imaturidade, como se tivesse espaço para desenvolver muito mais e como se pudesse ser melhor.

Por outro lado, a personagem principal, Claire, pareceu um pouco mais madura dessa vez, sendo menos adolescente e mais heroína, fazendo mais e reclamando menos. Ainda assim, acho que a mudança dela foi súbita demais. A própria personagem conta que as coisas do livro anterior aconteceram “poucos dias atrás”. Acho difícil uma pessoa mudar assim de uma hora para outra, assim como, inesperadamente, um personagem forte dessa vez pareceu ser indefeso e submisso (e um tanto burro, mas compreensível).
A leitura é rápida e descontraída e flui sem grandes empecilhos. Algumas coisas que eu achei ruim no anterior acabaram melhorando em parte nesse segundo livro, então suponho (e torço) para que história continue melhorando e amadurecendo. Espero também que a autora ache uma identidade fixa para cada personagem ou que então as mudanças sejam gradativas e não de uma semana para outra.
Algumas coisas foram óbvias, e pensando nisso acabei dando de cara com um muro quando mais perto do final a autora levou a história para um lado que eu não havia imaginado.


Na resenha do livro anterior eu comentei sobre erros no livro.
“O livro tem alguns erros críticos para o entendimento do leitor. Principalmente falta de travessão. Por várias vezes precisei ler mais de uma vez alguns trechos que não tinham delimitação de onde começava ou terminava a fala do personagem. “
Dessa vez não encontrei nenhum erro de falta de parágrafo ou travessão, mas encontrei sim algumas poucas letrinhas trocadas espalhadas pelo livro, mas felizmente nada que atrapalhasse a leitura.

Um comentário:

  1. Oi Vanessa!
    Gostei muito do teu texto, curto muito quando consigo sentir como foi a experiência de leitura de quem escreve e foi exatamente isso que encontrei aqui, parabéns!
    estrelinhas coloridas...

    ResponderExcluir