domingo, 18 de março de 2012

Eon, O Décimo Segundo Dragão - Alison Goodman

Brasil

Eon, O Décimo Segundo Dragão é um livro escrito pela autora australiana Alison Goodman, que teve seu primeiro livro, “Singing the Dogstar Blue”, considerado o melhor livro de Y.A. (Jovens Adultos) em 2004.
Eon é um livro que aborda dragões de uma forma diferente. Nele dragões não são criaturas físicas, mas sim espirituais, que só podem ser vistas e invocadas por pessoas especiais, que sabem controlar seu “Hua”, energia espiritual presente em todas as pessoas.
Eon é baseado no calendário chinês e a influência da cultura tanto chinesa quanto japonesa é facilmente notável no decorrer da história, mas fiquei perdida no início até entender toda essa presença oriental.
UK
No total são 12 dragões, cada um referente a um animal do calendário chinês.
São eles: Dragão dos Dragões, Dragão Boi, Dragão Tigre, Dragão Coelho, Dragão Cobra, Dragão Cavalo, Dragão Cabra, Dragão Macaco, Dragão Galo, Dragão Cachorro, Dragão Porco e Dragão Rato.
Quando entra o ano de um novo dragão começa também um novo ciclo. Um novo humano aprendiz, entre doze, é escolhido para servir a esse dragão.
O antigo aprendiz vira um Dragoneye¹, o antigo Dragoneye vira um Mestre que, depois de 24 anos de união com o dragão, se retira da sua função, pois essa união faz com que a pessoa perca boa parte de sua energia (que é sugada pelo dragão). Somente homens são aceitos na arte dos dragões, pois segundo a cultura deles, as mulheres trazem má sorte, são fracas e seus olhos não veem a verdade do mundo das energias.

USA
                Eon é um dos candidatos a ser aprendiz do Dragão Rato e seu mestre é o antigo Dragoneye do Dragão Tigre.
Eon é diferente dos outros onze candidatos em vários aspectos. Um deles é que ele pode ver todos os dragões, enquanto os outros veem somente o dragão do ano presente, nesse caso o Dragão Rato. Eon e seu mestre guardam um grande segredo, que se revelado pode fazer com que os dois sejam mortos. Durante a cerimônia da escolha do novo aprendiz, Eon não é escolhido, porém algo inesperado acontece. O Dragão dos Dragões ressurge depois de anos perdido e mesmo fora de seu ano escolhe Eon para se unir.
A partir dessa união Eon se vê no meio de uma guerra entre o Imperador do Reino e um exército que busca roubar o trono. Escolhendo um lado, Eon acaba fazendo grandes inimigos e agora é obrigado a controlar o poder de seu dragão.


Em minha opinião o livro foi teórico demais. Claro que a autora tinha muito que escrever nesse ponto, mas quando você pensa que vai acontecer algo mais interessante acaba que a personagem principal não faz nada. Faltou um pouco mais de agitação, que só foi aparecer perto do final. Ainda assim, a história foi bem desenvolvida e apesar de certas coisas parecerem óbvias, outros acontecimentos acabaram me pegando de surpresa.
Livro publicado com um nome diferente - UK
Pode parecer uma história bem estranha, mas ela é na verdade diferente do convencional. Apesar de confusa no começo conforme a história vai desenrolando ela acaba fluindo mais naturalmente.
Como eu já deixei bem claro em outras resenhas eu amo dragões e não poderia deixar de gostar de um livro interessante como esse.
Eon já tem continuação, chamada de “Eona”, lançada no exterior, e eu com certeza irei ler assim que puder.

 (¹ Dragoneye: Um lord poderoso capaz de controlar o ar e a terra para proteger o Reino)


Nenhum comentário:

Postar um comentário