domingo, 26 de fevereiro de 2012

Coração Vencedor - Nora Roberts


Coração Vencedor, lançado em 1982, foi um dos primeiros livros da autora Nora Roberts (sexto, na verdade) e ganhou em 1983 o Golden Medallion Awards na categoria de “Melhor Romance Sensual Contemporâneo” (tradução livre).
Cynthia Fox, chamada de Foxy pelos mais íntimos, cresceu em meio ao mundo automobilístico. Durante parte de sua infância e adolescência tudo o que conhecia eram carros e corridas. Quando foi para a faculdade, descobriu um novo mundo, uma paixão pela fotografia e cresceu como mulher e como pessoa. Seis anos depois Foxy retorna para casa, dessa vez a trabalho, tirando fotos do circuito automobilístico. De volta ao mundo onde crescera, Foxy encontra mais que velocidade e óleo de motor. Lance Matthews, sua paixão quando adolescente, entra mais uma vez em sua vida. A magóa por ter sido rejeitada anos antes a manterá afastada de Lance ou ele acabará a conquistando novamente? E será que Lance ainda a vê como a mesma criança irritante de antes?

Coração Vencedor foi o primeiro livro de banca que li. Confesso que comprei esse só porque acabei achando por R$2,00, mas independente do preço não tenho interesse em comprar outros. Sim, já li vários livros da Nora Roberts e sim, alguns da mesma editora (Harlequin), mas tive a impressão de que os livros vendidos nas livrarias são melhores. O material dos livros feitos propriamente para venda em livrarias é obviamente superior. Mas se a diferença estivesse apenas no material eu não teria problema algum com o livro, mas é mais do que isso. Coração Vencedor está repleto de erros de ortografia. Algumas palavras com letras trocadas me deixavam confusa, tendo que ler de novo para entender o significado. Fiquei surpresa! Como uma editora libera um trabalho tão (por falta de palavra melhor) “porco” assim? Só por ser mais barato e por ser para bancas não quer dizer que devem liberar um trabalho ruim que pode muito bem manchar a reputação da editora... (Sim, isso acontece. Assim como uma editora pode ter fama de só vender livros caros uma editora pode acabar ganhando fama de publicar livros de má qualidade ou mal revisados.)
Costumo comprar livros da Nora Roberts de olhos fechados, mas dessa vez digamos que não saí ganhando... Não, também não saí perdendo, pois o livro não foi péssimo, mas poderia ter sido muito melhor.
Tirando os “problemas técnicos” eu achei a história mais imatura do que estou acostumada em relação aos livros da Nora Roberts. Não posso dizer “geralmente”, já que não li tantos livros assim, mas em todos os outros livros que li dessa mesma autora as personagens principais eram mulheres fortes e independentes e seus pares românticos incrivelmente apaixonantes e um tanto convencidos, mas em Coração Vencedor eu achei que a personagem principal (Foxy) era um tanto bobinha, com um quê de adolescente e não adulta e seu par, Lance, um tanto arrogante, muito mais do que de costume, chegando a ser rude e às vezes violento. Eu, por exemplo, não suportaria ou acataria alguns dos acontecimentos e confesso que não gostei de ver tanta fragilidade e submissão.

Classificação

Nenhum comentário:

Postar um comentário