quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Sereia - Tricia Rayburn

Sereia, escrito pela autora Tricia Rayburn, é o primeiro livro de uma trilogia (Siren Trilogy, no original). Nos Estados Unidos, o segundo livro (Undercurrent) foi lançado em Julho de 2011 e o terceiro tem previsão para o meio do ano de 2012. 
O livro Sereia pareceu fazer sucesso na internet, e com tanta gente falando que comprou ou estava lendo o livro, somado ao meu encanto pela capa, acabei comprando também o livro. A capa é realmente incrível, os olhos e o título foram feitos em furta-cor. (Parecem coloridos quando manuseado sob luz, semelhante a um cd, porém mais colorido). – Veja a foto:


Clique para ampliar


Mas a história em si não me encantou tanto e eu fui “empurrando com a barriga” até um pouco depois do meio do livro.

Durante as férias, Vanessa Sands e sua família voltam para a cidade de Winter Harbor como fazem todo ano. Tudo ia bem até que, após saltar de um penhasco, Justine Sands, irmã de Vanessa, aparece morta na praia. A partir daí todos voltam para Boston para tentar se recuperar da perda, mas Vanessa acaba voltando para Winter Harbor pouco tempo depois para descobrir o que realmente aconteceu com sua irmã. Nesse meio tempo coisas estranhas começam a acontecer. O clica começa a agir de forma estranha e Vanessa começa a ouvir vozes. Assustada e curiosa Vanessa tenta obter respostas, mas o que ela não imaginava era que sereias realmente existem e estavam envolvidas na morte de Justine.


A protagonista Vanessa é surreal. A garota é extremamente medrosa. Ela tem medo de tudo, tornando-a uma personagem chata de se acompanhar. Seja tempestades, altura, ficar sozinha em casa ou mesmo escuro, lá está Vanessa tremendo de medo.
O “mistério” foi mal introduzido. Pense bem... Sua irmã super aventureira que vive pulando de penhascos e fazendo outras atividades radicais aparece morta por que pulou de algum lugar enquanto uma tempestade se aproximava. Você volta para a cidade achando que a coisa estava mal explicada e começa a procurar respostas em cada canto que encontra? NÃO! Você pensa “Poxa vida, ela estava movida pela adrenalina e a coisa não deu muito certo!” Você fica triste, mas a vida continua afinal sua irmã TINHA esse tipo de comportamento aventureiro e estava buscando por mais... Aventura!

Passado isso as buscas de Vanessa continuam de forma lenta. Precisei ler aos poucos, pois ficava irritada por ler tanta coisa e nada importante acontecer, parece que a história não desenvolvia de forma alguma, então eu acabava fechando o livro.
Quando as respostas começam a aparecer (um pouco depois do meio do livro) as coisas ficam mais movimentadas.
As sereias, o que elas fazem, como são e etc, são sim interessantes, não nego. Nesse ponto a autora soube escrever algo bem bolado, mas a forma como ela explorou as coisas até as sereias aparecerem e todo o resto da história ofuscou o brilho das sereias.

Como disse antes, a história não me deixou empolgada e achei a personagem principal irritante. A autora tinha um tema totalmente diferente para explorar e não soube fazê-lo muito bem. O tanto de coisa lenta e chata que aconteceu até as coisas ficarem melhores, em minha opinião, acabou tirando o foco do que deveria ser o principal, as sereias. No final, achei que os pontos negativos superam os positivos. Não foi o pior livro que li esse ano, já que gostei do finalzinho, mas com certeza existem livros muito melhores que esse.

Classificação

Um comentário:

  1. Ri muito com a resenha especialmente nessa parte:
    Sua irmã super aventureira que vive pulando de penhascos e fazendo outras atividades radicais aparece morta por que pulou de algum lugar enquanto uma tempestade se aproximava. Você volta para a cidade achando que a coisa estava mal explicada e começa a procurar respostas em cada canto que encontra? NÃO! Você pensa “Poxa vida, ela estava movida pela adrenalina e a coisa não deu muito certo!” Você fica triste, mas a vida continua afinal sua irmã TINHA esse tipo de comportamento aventureiro e estava buscando por mais... Aventura!
    kkkkkkkkkk
    Concordo totalmente!
    E detesto quando a personagem principal me irrita! Deixa a leitura desanimada!
    Ps: mas não podemos realmente negar que essa capa é linda de morrer!!

    beijo!
    Brenda Lorrainy
    cataventodeideia.com

    ResponderExcluir