quinta-feira, 23 de junho de 2011

Destino - Ally Condie

Destino (ou Matched, no original) foi lançado nos Estados Unidos em 2010 e fez grande sucesso, chegando a entrar na lista dos mais vendidos do jornal The New York Times. E a prova desse sucesso? Pouco tempo depois, em 2011, o livro foi publicado no Brasil pela Suma de Letras. Quem gosta de ler e está ligado nos lançamentos americanos sabe que sempre sofremos com a espera da publicação de livros internacionais na nossa terra que “tem palmeiras onde canta o sabiá.” (Canção do Exílio)
Destino é um livro do gênero distópico que tanto tem causado alvoroço na literatura atual. (Distopia? Leia esse post onde eu explico o que é caso você não saiba.)
Com o excesso de informação e tecnologia o mundo desmorona em meio ao caos. A partir daí a Sociedade toma o controle, criando um novo mundo.
A Sociedade tem controle absoluto. Eles decidem onde você mora, onde você trabalha, o que você pode fazer nas horas vagas, com quem você se casa e até mesmo quando você morre. Controlam seus sonhos e até mesmo o quanto e o que você come. E é nesse novo mundo que vive Cassia Reyes.

A história começa com O Banquete do Par, o jantar oficial no qual as pessoas conhecem seus pares perfeitos, a pessoa 100% compatível com você. Normalmente, As meninas são chamadas por ordem alfabética. Logo, aparece em um telão a foto do menino destinado a ela. Os dois podem estar muito distantes, ou em cidades vizinhas. Porém, algo incomum acontece no Banquete do Par de Cassia. Ela é designada a alguém de sua cidade, algo que não acontece há muitos anos. Mas não é uma pessoa qualquer. Cassia é destinada a seu melhor amigo, Xander.

No Banquete do Par, cada candidato recebe um microcartão com informações sobre seu parceiro. Cassia, é claro, não precisa de informações sobre Xander. Os dois se conhecem perfeitamente. Ainda assim, Cassia resolve dar uma olhada nas informações. Ao inserir o microcartão no terminal (uma espécie de computador/comunicador), uma foto de Xander é exibida. Xander além de bonito é inteligente, gentil, divertido... O que mais Cassia poderia querer? Está tudo perfeito... Até a hora em que o microcartão entra em pane e começa a piscar exibindo fotos de dois garotos diferentes. E para piorar  a situação, o segundo garoto é o misterioso Ky, também amigo de Cassia, e que, assim como Xander, busca pelo coração da menina.
Como seria possível isso? A Sociedade não comete erros. Como pode então aparecer que outro garoto é seu par?
Conhecendo melhor Ky, Cassia começa também a perceber o lado sombrio da Sociedade. Talvez tudo o que eles fazem não é realmente “apenas para o bem da população.” Tais pensamentos a levam a questionar a Sociedade... E então a confusão está armada.


Comecei a leitura com grandes expectativas. E por isso no começo estava desanimando. Imaginei o livro como algo absurdo de tão interessante e quando realmente peguei para ler... Não era tão legal assim. Estava achando comum aquela história da menina em dúvida entre dois carinhas. E então... Tudo mudou! A história tomou um rumo inesperado. Algo que eu nem sonhava que fosse acontecer. Muito bem, continuei lendo... E as coisas continuaram mudando. A autora de alguma forma conseguiu colocar elementos que tiravam o livro do clichê.

Classificação

Onde Comprar: SaraivaLivraria da TravessaSubmarino

Um comentário:

  1. Eu to doida por esse livro! adoro distopias!
    Principalmente porque os autores são muito criativos inventando todo o contexto!
    E esse book trailer é perfeito!!

    beijo,
    BrendaLorrainy
    cataventodeideias.com

    ResponderExcluir