quarta-feira, 15 de junho de 2011

Curiosidades: Literatura Distópica (Distopia)

Você talvez tenha lido ou ouvido em algum lugar sobre livros distópicos. Apesar de atualmente o gênero “estar na moda” sua utilização não é recente. Histórias como “A Máquina do Tempo” (1895), de H. G. Wells, “Fahrenheit 451” (1953), de Ray Bradbury e “O Planeta dos Macacos” (1963), de Pierre Boulle já eram ambientadas em mundos distópicos. (Você pode nunca ter lido um desses livros citados, mas com certeza já deve ter ouvido falar sobre os filmes)

Afinal, o que é Distopia?
                Em palavras simples, distopia é o contrário de utopia.
Enquanto Utopia representa uma visão “perfeita” de algo, de um lugar (de uma sociedade) a distopia representa sociedades basicamente ruins, controladas e dominadas, geralmente ambientadas no futuro ou mundo paralelo, após a destruição quase total da humanidade, quando alguém resolve tomar as rédeas e mudar o mundo para que “descontroles” não voltem a acontecer.
“São geralmente caracterizadas pelo totalitarismo, autoritarismo bem como um opressivo controle da sociedade.” (Wikipédia)
                “Assim, a tecnologia é usada como ferramenta de controle, seja do Estado, de instituições ou mesmo de corporações.” (Wikipédia)
                Geralmente, as pessoas são submissas aos chefes da sociedade e não tem o direito de desafiá-los. Tudo e todos são controlados. O que você pode ou não fazer, o que pode ou não ser comercializado, onde se é permitido ir e em alguns casos até mesmo o que você come e quando você morre.

Exemplos de livros distópicos atuais são “Jogos Vorazes” (The Hunger Games) – Suzanne Collins, “Destino” (Matched) – Ally Condie, A Floresta de Mãos e Dentes (The Forest of Hands and Teeths) - Carrie Ryan e outros.

3 comentários:

  1. Uma ótima explicação sobre o termo! ;D...parabens!

    ResponderExcluir
  2. Adorei! Uma simples curiosidade, mas disse que eu realmente noa sabia e que muitos como eu nao sabem. A maioria ja deve ter lido esses livros atuais sitados e nem se de conta desse topico. Muito bom, continue nos informando :)

    ResponderExcluir
  3. Na verdade, o conceito de distopia ficou muito conhecido por títulos como 1984 e Admirável mundo novo, onde toda a trama é desenvolvida em um futuro "distópico".

    Nem sempre um livro distópico é passado em um futuro pós-apocalíptico. A famigerada grafic novel Watchman é contextualizada na década de '80, em momento algum é apresentado como sendo no futuro, mas sim no passado/presente.

    Para quem quiser saber mais sobre o assunto é interessante ler sobre a cultura cybepunk.
    Uma boa referencia:
    - Neuromancer (Livro)
    - Blade Runner (Filme)
    - Akira (Mangá)

    ResponderExcluir