quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Julieta Imortal - Stacey Jay




            Escrito pela autora americana Stacey Jay, “Julieta Imortal” transforma em uma mentira a mundialmente conhecida história de Romeu e Julieta. Sim, Romeu e Julieta realmente existiram, mas a versão de Shakespeare é apenas uma distorção da realidade. Julieta foi, na verdade, assassinada por aquele que amava. Foi esse o preço que Romeu pagou imortalidade. A vida de Julieta em troca da sua.
            Após o cruel ato Romeu torna-se um Mercenário. Uma criatura que toma o corpo de pessoas mortas a fim de conseguir mais almas seguidoras que, assim como ele, escolhem trocar seus amores pela vida eterna. O que Romeu não esperava era que depois de esfaqueada e abandonada para morrer em uma tumba Julieta se transformaria em uma Embaixadora da Luz, o completo oposto dos Mercenários. É trabalho de um Embaixador aproximar casais almas gêmeas, impedindo que sejam influenciados por mercenários. Para isso, tomam emprestada a vida de certas pessoas, devolvendo-as quando o serviço é cumprido.
            Durante os 700 anos desde sua morte Julieta “encarnou” 30 vezes, mas quando encarna no corpo de Ariel Dragland, uma garota triste e com uma vida confusa, Julieta percebe que algo está diferente, algo está errado. Julieta não consegue se comunicar com seus superiores, e sem a comunicação ela precisa descobrir sozinha quem ela precisa proteger, o que não será tarefa fácil com Romeu tentando arruinar sua missão. Como se isso não bastasse, seu coração começa a bater forte por um garoto que ela não pode ter, justo quando Julieta imaginava não ser mais capaz de amar.

            Admito que comprei o livro simplesmente pelo preço (R$9,90! Que atire a primeira pedra quem nunca comprou impulsivamente!), mas não me arrependo de ter comprado. Longe de ser o melhor livro que já li em minha vida, mas valeu o preço que paguei. Não tenho dúvidas quanto à classificação que dou: 3 estrelas, nem mais nem menos.
Comecei a leitura sem muitas expectativas. Com o decorrer da história fui percebendo que esse seria um livro previsível, e realmente foi. EM PARTE! Muitos dos acontecimentos eram um tanto óbvios, tanto que “adivinhei” quase tudo o que aconteceria. Tudo, menos o final. Confesso que o final realmente me surpreendeu (afinal, eu estava esperando um finalzinho “meia boca” e o que realmente aconteceu foi algo que eu não teria imaginado. )
Quanto aos personagens eu não tenho muito a dizer. Julieta parece ser uma garota boa, mas é meio lentinha no trabalho (para não dizer burra). Romeu é detestável, mas não a ponto de pensar “odeio Romeu!”. Não é cruel o suficiente.
“Julieta imortal” acaba sendo um livro sem grande profundidade, próprio para passar o tempo sem levar a leitura muito a sério. Não é bom, não é ruim. Não detestei e muito menos adorei. Eu gostaria que a autora tivesse me surpreendido mais, ou se não tivesse como me surpreender pelo menos me fizesse adorar os personagens, mas, infelizmente, nada disso aconteceu. 

Classificação

Um comentário:

  1. Eu adorei esse livro, e dizem que Romeu Imortal é também muito bom. Estou ansiosa para lê-lo.

    Beijos,
    Mandi - Book and Cupcake.

    ResponderExcluir