domingo, 18 de setembro de 2011

Voices of Dragons - Carrie Vaughn



   “Voices of Dragons” é o primeiro livro para jovens escrito pela autora americana Carrie Vaughn. Seu primeiro livro publicado foi “Kitty and the Midnight Hour“.
Enquanto pesquisava sobre a história de “Steel” (outro livro escrito por Carrie) resolvi colocar seu nome no Skoob para ver outras publicações, foi quando me deparei com “Voices of Dragons”. Só o nome do livro me deixou com vontade de lê-lo. Amo dragões e a capa ajudou bastante também. Por incrível que pareça eu simplesmente adicionei o livro a minha lista sem ao menos saber do que se tratava, mas agora ao terminar de ler não me arrependo.
Por não ter idéia alguma sobre o livro imaginei algo bem diferente da história real. Pensava que era algo mais fantasioso do que realmente é, e que na verdade seria uma história que se passasse em outro mundo, digamos assim, ou uma história no estilo medieval, mas na verdade não é nada disso. A história é fantasiosa, mas se passa no nosso mundo e no nosso tempo.
Tudo começa depois da segunda guerra mundial. O lançamento das bombas atômicas acordam criaturas que estavam “dormindo” há muitos anos de baixo da terra e essas criaturas eram dragões. Houve uma guerra entre as duas raças, mas um tratado foi feito e um território do planeta foi dado a eles. Os humanos não podem passar para o lado deles e eles não podem passar para o nosso. E assim tem se vivido em paz.
A personagem principal é Kay, uma adolescente de 17 anos que esta cursando o ensino médio. Seu pai é o xerife da cidade em que moram e sua mãe trabalha numa central de monitoramento da fronteira. A cidade, chamada de Silver River, é a mais próxima da fronteira com Dragon, onde vivem os dragões. Por esse motivo todos os habitantes da cidade passam por treinamentos sobre o que fazer caso uma guerra comece.
Kay tem um espírito bem aventureiro. Adora escalar, fazer trilhas e coisas do tipo. Esse espírito já pode ser notado nas primeiras linhas do livro, onde a personagem está escalando um lugar muito próximo a fronteira com Dragon. Durante essa aventura ela conhece o dragão, Artegal, mas do lado errado da fronteira. Diferente das idéias que os humanos têm sobre eles, dragões podem ler livros e alguns sabem até falar e é um desses que Kay conhece. Eu achei Artegal muito fofo, ele me lembra o dragão “Fúria da Noite” de “Como treinar seu dragão”, só que falante.
Uma forte amizade cresce entre os dois e segredos sobre o passado das duas raças vêm à tona. Provocações começam a ser feitas e paz pode estar com dias contados e é essa amizade que pode evitar uma guerra.
O livro é muito bom, principalmente por trazer essa fantasia para algo mais real. Ele não fica só nessa amizade entre dragão e humano. Ele tem momentos mais tensos, mais alegres, engraçados e até mesmo românticos. Além disso, a história nos leva para o cotidiano de Kay, seus dias na escola, suas amizades, seu relacionamento com seu melhor amigo Jon e toda confusão que ela vai viver. Voices of Dragons é um livro bem aproveitado e não é do tipo que fica enrolando. Teve momentos em que a história me deixava com raiva e eu ficava pensando: “Vamos dragõezinhos, acabem com tudo!” – Discurso pró-dragões!

      Acredito que haverá uma continuação. Na verdade tenho quase certeza e não vejo a hora de ser lançado. Eu dei uma procurada e esse livro não foi lançado no Brasil, mas quem tiver a oportunidade de ler em inglês não vai se arrepender.

Classificação

2 comentários:

  1. Caramba não gosto de dragões mas essa história parece ser ó máximo!
    Essa capa também é linda demais!

    beijo,
    Brenda Lorrainy
    cataventodeideias.com

    ResponderExcluir
  2. @Brenda Lorrainy É um livro muiiito bom. Foi o segundo melhor que li esse ano! É bem emocionante e tem poucos ou nenhuma parte meio paradona.

    ResponderExcluir