domingo, 25 de setembro de 2011

Halo - Alexandra Adornetto

Lançado em 2010, Halo foi escrito pela jovem autora australiana Alexandra Adornetto, que teve seu primeiro livro publicado em 2007, quando tinha apenas 14 anos. Quatro anos depois, a autora já tem 5 livros em seu currículo, sendo três deles parte de uma trilogia infantil (The Shadow Thief, The Lampo Circus e Van Gobstopper’s Arcade) e 2 voltados para o público de “jovens adultos”, sendo esses Halo e sua continuação “Hades”.

Halo conta a história de Bethany, um anjo enviado a terra para uma pequena cidade chamada Venus Cove com seus irmãos Gabriel e Ivy para lutar na guerra do Bem contra o Mal.
A cidade de Venus Cove é pacata, porém seus habitantes perderam a fé na Igreja. Com pequenos atos de bondade o trio de anjos começa a trazer algumas pessoas mais para perto de Deus, devolvendo-lhes esperança na vida.
Bethany sente-se impotente ao ver notícias do Bem em desvantagem em tantos lugares impregnados pelo Mal enquanto ela está presa a uma cidade onde nada acontece. Mas ao comentar seu desejo de ajudar outras cidades onde a situação é mais crítica, seu irmão Gabriel diz que devem permanecer em Venus Cove, pois esse era o plano. Porém, não estava no plano Bethany se apaixonar por um humano.

Halo é um livro difícil de resenhar. É daqueles que não podemos dizer que foi ruim, mas também não podemos dizer que foi bom. Algum tempo atrás, antes de comprá-lo, li muitas resenhas negativas. Todas reclamando sobre a personagem principal, Bethany. Ainda assim comprei o livro, já que estava em promoção.
O livro não é nem metade do quão ruim imaginei que ele seria a julgar pelas resenhas por aí. Sim, podemos dizer que Bethany é imatura em questão a relacionamentos. Mas quem não seria? Ela é um anjo, e como sabemos, anjos não tem relacionamentos ou experiências amorosas. E ela é também um anjo recém criado, que nunca visitou a Terra antes. Seu conhecimento é limitado ao Divino.
Então não, não odiei o livro tanto assim, e o que eu não gostei não foi devido a Bethany. O problema é que o livro é parado, monótono. A maior parte conta o dia-a-dia da Bethany na escola, e depois os momentos entre ela e Xavier, o garoto pelo qual se apaixona.
Algumas coisas são repetitivas, o que deixa o ritmo ainda mais lento. A autora tinha material para trabalhar mas não soube colocá-lo em prática.
As coisas ficam mais movimentadas quando atos suspeitos começam a acontecer em Venus Cove, e ainda assim a ação só acontece no final do livro. E quando achamos que tudo acabou... Na última linha vemos escrito a deixa para o próximo livro.

Não vou fazer “campanha” contra Halo, mas digo que não é um livro que vá valer a pena comprar no lugar de outros livros ou até mesmo colocar ele no topo da lista de leituras.

Classificação

Onde Comprar: Saraiva | Livraria da TravessaSubmarino


Continuação de Halo: Hades

Esse ano a autora Alexandra Adornetto lanço Hades, a continuação de Halo. Não sei se a editora Agir vai publicá-lo aqui no Brasil, mas uma coisa eu digo: A capa, assim como a de Halo, é linda.



2 comentários:

  1. Tambem achei a capa linda. Bom, ja que nao é tao ruim assim, uma hora dessas dou um chance para ele. :)

    ResponderExcluir
  2. É muito ruim quando o livro tem um plano de fundo bom e a autora não sabe aproveitar!
    Mas as capas são lindas mesmo :]

    beijo,
    Brenda Lorrainy
    cataventodeideias.com

    ResponderExcluir