quinta-feira, 14 de julho de 2011

Jogos Vorazes - Suzanne Collins

Jogos Vorazes (ou “The Hunger Games”, no original) é indiscutivelmente um dos livros mais comentados atualmente. A autora Suzanne Collins fez um trabalho excelente na criação da história, que é diferente de qualquer outro livro que eu tenha lido. Jogos Vorazes é o primeiro livro de uma trilogia distópica de mesmo nome, seguido por Em Chamas (Catching Fire) e A Esperança (Mockingjay)
A história de Jogos Vorazes se passa em um país chamado Panem, onde costumava ser a América do Norte. Panem é dividido em 13 distritos e mais a Capital (Capitol). Cada distrito é fortemente vigiado e isolado por meio de cercas elétricas, impossibilitando não só fugas, mas também a comunicação entre pessoas de distritos diferentes. Regras severas devem ser seguidas, e caso contrário, pessoas são tratadas como em uma ditadura. Prisão, tortura, morte.
Algum tempo no passado os distritos rebelaram-se contra o domínio da capital. Em uma dessas rebeliões a capital exterminou o distrito 13 para dar exemplo de seu poder. Como lembrança de que a Capitol não deve ser desafiada, foram criados os “Jogos Vorazes”. Uma vez por ano, um menino e uma menina entre 12 e 18 anos são escolhidos em cada distrito para batalharem por suas vidas na arena. Apenas uma entre as 24 crianças pode coroada vitoriosa, e elas lutam não só para sobreviver, mas também pela esperança de voltar para casa com os bolsos cheios de dinheiro, podendo tirar sua família e a si mesmos da miséria.

Em mais um ano dos Jogos, no Distrito 12 uma pequena menina de apenas 12 anos é convocada para a arena. Essa menina era a inocente Prim, irmã mais nova de Katniss Everdeen. Prim não teria chances de sobreviver na arena. Como podem fazer uma crueldade de tal tamanho? Desesperada ao ver sua adorada irmã caminhar rumo sua possível morte, Katniss se oferece a ir no lugar da menina. E é a partir daí que a vida de milhões de pessoas começa a mudar.
Katniss é uma personagem muito inteligente e destemida. Os Jogos são brutais e cheios de armadilhas. Há muita ação e um potencial romance, mas nada muito grande que tire o foco do tema principal.
Jogos Vorazes é um dos melhores livros que já li, sem dúvida alguma é um livro 5 estrelas. Os personagens são cativantes, a história é envolvente e te fará devorar as páginas sem ao menos piscar enquanto lê. É um livro que indico sem pensar duas vezes. E fiquem atentos: o filme vem por aí.

* A leitura do livro foi feita em inglês, então alguns nomes podem estar diferentes quando vocês forem ler a tradução feita pela equipe da Rocco. Para evitar confusões tentei deixar a resenha o mais clara possível, sem me apegar muito em títulos.

Classificação




Onde Comprar (Português): SaraivaLivraria da TravessaSubmarino
Onde Comprar (Inglês): Saraiva

* Lembre-se de verificar o prazo de entrega sempre que comprar livros importados na Saraiva.

2 comentários:

  1. Sem dúvida um livro que eu quero ler! Já vi muitas pessoas falando bem. Tá na minha wishlist! òtima resenha :D

    ResponderExcluir
  2. Boa resenha!
    Eu sou apaixonada por essa trilogia *-*
    Estou esperando ansiosamente o filme!

    ResponderExcluir