segunda-feira, 4 de abril de 2011

A Vidente, de Hannah Howell


A Vidente é o primeiro livro da chamada “Wherlocke Series” escrita por Hannah Howell, autora de mais de 40 outros livros. Hannah Howell é conhecida por seus romances históricos, tendo como primeira publicação o livro “His Bonnie Bride” em 1988.
A série “Wherlocke” é relativamente nova. O primeiro livro (A Vidente) foi publicado em 2009 sob o título de “If He’s Wicked” e o quarto livro, “If He's Dangerous” tem previsão de lançamento para esse ano.

A Vidente me chamou a atenção pela capa. A partir daí procurei resenhas em vários sites e o que imaginei foi: Sociedade medieval, cavaleiros em armaduras arranhadas lutando por suas vidas e uma mulher, a vidente, espreitando por entre os muros de um castelo com um bebê no colo.
Se você teve a mesma impressão... Esqueça tudo isso!    

(Para ver uma comparação da sociedade de A Vidente olhe no final do post).
A Vidente tem como cenário a Inglaterra georgiana no século XVIII, onde conhecemos os Kenwood e os Wherlocke.
A família Wherlocke vem sido abençoada há várias gerações com dons únicos. Chloe Wherlocke é uma espécie de vidente, tem visões e premonições. Um dia ela vê dois homens levando o bebê morto de sua irmã Laurel e substituindo-o por uma criança viva, deixada nos braços da mulher à beira da morte para que assim a criança também tivesse fim.
A fim de salvar a criança, Chloe vai à casa de sua irmã e se esconde quando os homens aparecem. Assim que eles partem, Chloe cuida do enterro da irmã e vai com a criança deixada com ela para a casa de seu primo Sir Leopold Wherlocke.
Julian Kenwood, conde de Colinsmoor, perde-se em desgraça quando pouco após a notícia do nascimento sem vida de seu primeiro filho descobre as constantes traições de sua mulher Beatrice, não só com vários homens, mas também com seu tio, Arthur Kenwood.
Arthur e Beatrice estavam empenhados em acabar com a vida de Julian para que pudessem dessa forma obter finalmente todos os bens e riquezas da família Kenwood.
Com várias pessoas atrás de sua cabeça, Julian escapa da morte várias vezes. Em uma dessas tentativas o homem é ferido gravemente, mas Chloe, avisada por seu dom, logo chega com ajuda. Julian é levado para a casa de Sir Leopold, para que assim possa se curar. Lá ele descobre que Beatrice e seu tio Arthur vêm tentando matá-lo há tempos, assim como descobre que seu filho, supostamente morto, foi salvo por Chloe três anos atrás.
Após descobrir todas as maldades feitas por Arthur e Beatrice é decidido que enquanto Julian se recupera é melhor espalhar a notícia de que está morto, dessa forma ganhando tempo para planejar todos os detalhes para acabar com o poder da dupla perversa, porém encontram muitos desafios no meio do caminho.

Opinião pessoal:

                Pessoalmente eu adorei o livro! Apesar da história se passar muito tempo atrás os diálogos não são tão “pomposos” assim e fluem facilmente. A Chloe é um personagem incrível! Ela tem essa ideia de que as mulheres podem fazer tudo que os homens podem (motivo de olhares tortos naquela época, mas que pode ser muito engraçado para nós hoje) e durante o livro podemos dar boas risadas. Anthony, o filho de Julian Kenwood salvo por Chloe, é um dos melhores personagens que já conheci, mesmo não aparecendo tanto quanto eu gostaria. Se Anthony aparece, pode esperar que certamente algo engraçado será dito. Acredite, o pequeno Anthony foi o motivo de várias gargalhadas de madrugada aqui em casa.


 Comparação:
A sociedade de A Vidente é mais isso:  
 

 




          
 



Do que isso:
Claro, há luta com espadas, porém os homens também fazem uso de armas de fogo. Bem diferente da era medieval. 
Porém, não se deixe se enganar pelo tipo de roupas e comportamento das pessoas como da foto. Os personagens de A Vidente são bem diferentes e seu comportamento vai contra a parte chata dessa sociedade.






Classificação

Onde Comprar: Saraiva | Livraria da TravessaSubmarino

9 comentários:

  1. Acho que este é o primeiro livro que você leu que eu me identifiquei logo de cara...fiquei com vontade..boa resenha! ;D

    ResponderExcluir
  2. Como estudante de História, nem preciso dizer q romances históricos me atraem...principalmente depois de algumas resoluções q fiz sobre o futuro da minha carreira, anyway....A vidente foi um livro q me atraiu pela capa. q ainda tem aquela fitinha. Comprei o meu mas o submarino fez o grande favor de entrega-lo rasgado e sujo...agora espero mais 15 dias uteis p/ chegar um novo =/ Mas tenho q confessar q quase sempre me decepciono c/ romances históricos..devido a minha formação acabo lendo c/ uma perspectiva diferente e embora ñ ache q o escritor precise ser um Historiador ele deveria ao menos consultar um e fazer suas proprias pesquisas, afim de não cair em anacronismos e proferir absurdos históricos....

    Gostei mto do seu blog e acho q me tornarei uma leitora habitual dele.

    bjos

    ResponderExcluir
  3. @Thayza Olá! Realmente para quem gosta de história é difícil ler livros desse tipo e não se incomodar com uma coisa ou outra, a não ser que o livro seja mesmo antigo a ponto de ter sido escrito na época. Lendo A Vidente não achei nada muito fora do comum mas também não conheço todas as características da época. Se eu estiver certa, não tem com o que se preocupar com A Vidente.

    ResponderExcluir
  4. Ahh muuito boom, deeu vontade de leer *--* HAH
    by: Thaís forés

    ResponderExcluir
  5. Esse livro promete ser excelente! Eu já o comprei - está aqui na minha estante esperando um tempinho para que eu possa lê-lo =D

    ResponderExcluir
  6. @Naniedias O livro é mesmo muito bom! É desses que a gente lê rápido e se diverte bastante com os personagens!

    ResponderExcluir
  7. Gostei do livro,pretendo ler!
    Vou aproveitar as dicas e planejar para a Bienal! ^^
    Parabéns,amei o blog!
    Bjs steph

    ResponderExcluir
  8. Vi tantas resenhas negativas desse livro que o encanto que via na capa tinha se apagado!
    mas que bom que alguém gostou finalmente \o/
    Acho que vou dar uma chance!

    beijo,
    Brenda Lorrainy
    cataventodeideias.com

    ResponderExcluir