quinta-feira, 19 de julho de 2012

O Símbolo Perdido - Dan Brown


  “O Símbolo Perdido” é um dos livros do escritor Dan Brown, sendo o livro mais conhecido “O Código da Vinci”.  Dessa vez, ao contrário de “Anjos e Demônios” e “O Código da Vinci”, a história não esta ligada com a igreja católica, agora o “alvo” é a maçonaria.
     Robert Langdon é supostamente convidado por Peter Solomon a palestrar no Capitólio da Capital Washington, nos EUA. Porém, ao chegar lá percebe que fora enganado e que na verdade foi atraído por Mal’akh a fim de desvendar os “Antigos Mistérios”. Segundo Mal'akh, Peter Solomon alega que Robert é o único capaz de desvendar os mistérios, e que com isso vai conseguir salvar a vida do amigo. Com a CIA em sua cola, Robert “luta” contra o tempo para desvendar o antigo mito maçônico contando com a ajuda de Katherine, irmã de Peter.
      À primeira vista, o livro parecia ser interessante, mas conforme a leitura foi desenrolando comecei a achar completamente entediante e até pra fazer a descrição supracitada foi complicado devido à enrolação do desenvolvimento da história. O livro possui 512 páginas, mas poderia ser muito menor. Vários fatos são repetidos por diferentes pessoas, fatos estes que poderiam ter sido resumidos utilizando todas as informações em um parágrafo só. Houve descrições sobre certos fatos que eram inúteis e os “porquês” e o desaparecimento de Peter e o mistério em si, foram mal aproveitados e até mesmo mal elaborados. No fim acabei “empurrando o livro com a barriga” e li uma exaustiva aula de história e ciência.
     Os livros do autor pelo que já notei possuem um padrão: o mito, o “assassinato” e o mistério. Não estou reclamando disso, inclusive era essa série de acontecimentos o que me mantinha grudada no livro, sempre querendo saber o que iria acontecer nos livros que li anteriormente e que já foram resenhados aqui no blog (Anjos e Demônios e O Código da Vinci). Mas, infelizmente, dessa vez faltou o fator instigante.


Nenhum comentário:

Postar um comentário