sexta-feira, 8 de julho de 2011

The Book of Tomorrow - Cecelia Ahern

Você pode não ter assistido, mas com certeza já ouviu falar no filme “P.s. Eu te Amo”. O filme foi feito a partir do livro de mesmo nome escrito pela irlandesa Cecelia Ahern.

A primeira coisa que peço a você que está lendo agora é: Por favor, não compare “The Book of Tomorrow” com “P.s. Eu te Amo” (Livro ou filme). The Book of Tomorrow não é triste ou meloso, como podemos imaginar fazendo uma associação com o filme. Aliás, ele nem romance tem, e sim mais mistério. Então não deixe de ler esse livro só porque não gosta muito do gênero de P.s.

A autora Cecelia Ahern é filha de um ex-primeiro ministro da Irlanda e vive em Dublin. Impressionantemente, P.s. Eu te Amo, escrito aos vinte e um anos, foi seu primeiro livro, além de ter se tornado um bestseller – É nessa parte que nós aspirantes a escritores (ou só eu talvez) morremos de inveja.

The Book of Tomorrow (“O Livro do Amanhã”, em tradução livre) conta a história de Tamara Goodwin, garota rica e mimada que de repente perde tudo após o suicídio do pai, e então começa a pensar melhor sobre sua vida e a pessoa que tem sido.
Tamara, junto com sua mãe, passa a viver na casa do tio em uma cidade distante, onde aparentemente nada acontece. Longe do centro comercial e de qualquer outra pessoa, Tamara quase enlouquece com tanto isolamento. E para piorar, a mãe da menina continua em luto, quase que em transe. Não sai do quarto e não fala. E quando resolve dizer alguma coisa, é tudo muito incoerente.

Arthur, seu tio, é um homem calado, que só fala quando não tem outra opção. Rosaleen, sua esposa, é uma pessoa... Estranha. Observando Tamara dia e noite (inclusive enquanto a menina dormia), Rosaleen se torna uma pessoa muito suspeita (e assustadora).
Apesar de tudo estar indo de forma péssima na vida de Tamara ela não se deixa abalar e continua tentando fazer com que as coisas melhorem. Sempre com respostas na ponta da língua, Tamara faz piadas, às vezes ofendendo outras pessoas quando acha que alguém está penetrando seu escudo.
A monotonia do lugar acaba quando Tamara descobre um misterioso livro com páginas em branco, que sempre ao final da noite revela letras se desembaralhando e formando sentenças mostrando o futuro.   
Com a ajuda do livro, Tamara se empenha em descobrir os segredos de Rosaleen. Quem vive no bangalô atrás da casa e porque ninguém pode ir lá? Quem é a pessoa que se esconde observando Tamara e deixando presentes para ela? E o mais importante: Porque sua mãe está agindo de forma completamente incomum enquanto Rosaleen diz que está tudo bem, quando claramente não está?

O final do livro é surpreendente. Eu nunca imaginaria tudo o que aconteceu, e foi impossível me desgrudar do livro quando as verdades começaram a aparecer. Foi um desfecho fascinante e muito bem elaborado. Horas após o término da leitura continuo boquiaberta enquanto escrevo a resenha.

Infelizmente o livro não foi publicado no Brasil. Para aqueles que sabem ler em inglês, a Saraiva está com o livro em estoque e por apenas R$16,90. E para aqueles que não sabem ler em inglês acho que é valido procurar algum e-book na internet ou então solicitar para esses sites que fazem traduções. Por enquanto, podemos apenas torcer para que alguma editora resolva lançar a tradução para a gente.
Não, minha intenção não é ser cruel e deixá-los com vontade de ler um livro que não temos aqui no Brasil. Achei o livro tão interessante que eu não poderia deixar de mostrar a vocês. Então quem sabe passa alguém por aqui que costuma ler em inglês e consegue ler esse livro incrível?

Classificação


Onde Comprar: Saraiva | Book Depository

Um comentário:

  1. Sou do grupo que não sabe ler em inglês :/
    Mas pooxa FIQUEI DOIDA PELO LIVRO!
    Parece ser ótimo!! E essa capa é linda de morrer!

    beijo,
    Brendalorrainy
    www.cataventodeideas.com

    ResponderExcluir